Conferência de Bandung
Com o próprio nome já diz, a conferência de Bandung foi uma reunião realizada em Bandung, Indonésia a qual os líderes de 29 estados asiáticos e africanos participaram representando cerca de 1.400 Milhões de habitantes desses estados, em abril de 1955. Essa conferência foi organizada pela indonésia, Índia, Birmânia, Ceilão (atualmente Sri Lanka ) e pelo Paquistão, em uma pré-reunião acontecida em Colombo, no Ceilão.
 |
* Participantes
* Organizadores |
Essa conferência visava promover a cooperação econômica e também cultural, uma verdadeira integração afro-asiática, como uma forma de oposição ao neocolonialismo e de neutralidade em relação aos E.U.A. e à União Soviética, embora isso fosse impossível.
Por pouco não foi criado o tribunal da descolonização para julgar os culpados desse crime contra a humanidade, o imperialismo, mas a idéia foi vetada pelos países centrais.
Também foi falado sobre as responsabilidades que significa ajuda para reconstruir os estragos que fizeram no passado.
Ainda em Bandung foram lançados os princípios políticos do "não-alinhamento", Apesar disso todos os países declararam que eram socialistas, mas não iriam se alinhar ou sofrer influência soviética. Nela ainda foram criados vários outros princípios políticos.
 |
Témino da conferência de Bandng: 1955 |
A conferência de Bandung foi muito importante por que destacou além do conflito entre socialismo e capitalismo, um outro também bastante grave: o que se dava entre países ricos e países pobres.